Nossa Vida

Primeiro contato com os brasileiros em Sarnia

Uma das preocupações recorrentes que a gente tinha era se ficaríamos muito sozinhos longe do Brasil. Afinal viemos para Sarnia uma semana antes do Natal. Eu já havia passado o Natal longe da minha família, mas era a primeira vez da Tati.

No primeiro dia em Sarnia, conhecemos pessoalmente a Gisela, como quem a Tati já mantinha contato por Whatsapp desde o Brasil, e no mercado conhecemos o Júnior. Ambos foram super atenciosos e prestativos com a gente.

No segundo dia, recebemos para almoçar no apartamento Aurélio, Luana e sua filha Julia, que chegaram dois dias antes da gente. A Tati também já conversava com o Aurélio desde o Brasil e esse foi o momento de nos conhecermos pessoalmente. A Tati mandou super bem na carne de panela, no arroz e no feijão. O Gui logo se apegou com a Julia. Falamos sobre expectativas e como foram os nossos processos até chegarmos aqui.

No terceiro dia, conhecemos a família do Junior, que nos convidou para comermos pizza. Lá conhecemos suas filhas, sua sogra que estava de visita, e sua esposa Dani, também química como eu. Eles já se encontram em Sarnia há algum tempo e nos passaram suas impressões sobre a cidade e como vieram parar aqui.

Natal entre brasileiros.

Na véspera de Natal, fomos convidados para cear na casa do Emerson, da Manu e do seu filho Arthur. A ceia teve direito a peru, chester, salada de bacalhau, farofa, arroz, feijão, rabanada e pudim. Nem parecia que estávamos no Canadá. Sobrou tanta comida que tivemos que almoçar no dia seguinte, quando conhecemos mais brasileiros.

Quatro brasileiros e um nepalense no Natal.

Nesse início de vida em outro país, sempre que dá, temos feito algumas coisas juntas, como compras de roupas, refeições e algumas burocracias. Como todos estamos longe do Brasil e de nossas famílias, o suporte entre a gente tem sido muito importante. Nesse final de ano, chegaram quatro famílias de brasileiros em Sarnia e ao longo do ano, antes da gente, outras também chegaram. Devagarinho, a comunidade de brasileiros vai crescendo.

Soubemos que em London, a uma hora mais ou menos de Sarnia, a comunidade de brasileiros é tão significativa que até festa junina e um corredor no Walmart de produtos brasileiros já existe. Quem sabe em Sarnia, no futuro, também não tenha.

Criei o VidaCanadense.com, sou esposo da Tati, pai do Gui, do Leo (in memorian), da Malu e da Laura. Moramos em London - ON, mas já moramos também em Sarnia - ON. Adoro morar no Canadá e escrevo para partilhar o que aprendo e compreendo pelo mundo.